Foi aprovada com sucesso a Lei Maria Clara – Projeto de Lei 002/2025 –, de autoria da vereadora Deorlanda Carvalho, que proíbe o uso de fogos de artifício de estampido e artefatos pirotécnicos com ruído no município de Ingazeira-PE.
A medida visa garantir mais respeito e bem-estar para crianças, idosos, pessoas com sensibilidade auditiva e animais, que são os mais afetados pelos altos níveis de barulho causados por esses dispositivos.
O nome da nova legislação é uma homenagem à pequena Maria Clara, carinhosamente chamada de Clarinha, cuja história sensibilizou a população e inspirou a mudança. ???
“Essa conquista é de todos nós. Representa mais empatia, mais cuidado e uma cidade que pensa no coletivo”, destacou a vereadora Deorlanda Carvalho após a aprovação.
A partir de agora, eventos públicos e privados deverão se adequar à nova regra, priorizando o uso de fogos silenciosos, que oferecem o mesmo espetáculo visual sem os impactos negativos do som excessivo.
Com a sanção da Lei Maria Clara, Ingazeira dá um passo importante rumo a uma convivência mais harmoniosa e respeitosa para todos. ????